Organização
É através da organização que são definidas os meios e recursos que as equipes, departamentos(pessoas), utilizarão de maneira estruturada para alcançar os objetivos organizacionais. É através da organização que definimos como será feita a divisão do trabalho: unidades, áreas, departamentos ou divisões e como estas irão funcionar.
A organização não é algo definitivo, pois, deve se adaptar sempre aos desafios e mudanças no ambiente onde as empresas estão inseridas.
" Organizar é o desmembramento dos recursos organizacionais para atingir objetivos estratégicos".
A organização não é algo definitivo, pois, deve se adaptar sempre aos desafios e mudanças no ambiente onde as empresas estão inseridas.
" Organizar é o desmembramento dos recursos organizacionais para atingir objetivos estratégicos".
Richard L.Daft
Fundamentos da organização
As organizações deve funcionar de forma sistêmica, onde as suas diversas áreas ou unidades, se inter-relacionam de forma coesa juntando esforços em prol do objetivo da instituição ou empresa, sendo que a estrutura organizacional deve estar sempre preparada para se adaptar aos novos desafios que a empresa ira enfrentar. Desta forma, as empresas devem estar abertas para se reorganizar continuamente buscando serem mais eficientes e eficazes.
A partir da função administrativa" organizar", definimos o desenho organizacional que acontecerá em função de cada nível organizacional.
O nível institucional define o desenho de toda a organização. Por exemplo, quais departamentos ou áreas irão existir.
O nível intermediário define o desenho das áreas ou departamentos de cada unidade organizacional.
O nível operacional define os cargos e tarefas das atividades executadas em cada área de sua competência.
Apesar da divisão descrita descrita acima, a organização nos diversos níveis passa pelo mesmo processo, pois, todos deverão organizar diversas atividades e liderar equipes que possam processar as tarefas definidas.
O Processo de se organizar
A tarefa primária da função organização é definir a estrutura organizacional. Dentro desta tarefa podemos seguir dois caminhos básicos: Especialização vertical e horizontal.
Especialização vertical: significa a determinação dos níveis de hierárquicos:
-Nível institucional - Presidente e diretores
-Nível intermediário - Gerentes
-Nível operacional- supervisores
-Execução - Colaboradores
Especialização horizontal determina as áreas ou departamentos.
Uma organização é a reunião de recursos que serão processados através do trabalho com o objetivo de entregar ao mercado/sociedade, produtos e serviços.
Existe uma variedade de organizações com objetivos e tamanhos distintos. Temos organizações que produzem bens de consumo(automóveis,sabonete,fraldas,bebidas,....) bens voltados para a produção(aço, trator.....), serviços( financeiros, públicos, ), comercialização(papel, caneta, biscoito....).
Algumas organizações atuam globalmente, outras dentro do seu próprio país e ate dentro do seu bairro. Para que estas organizações fossem construídas, estruturadas, foi preciso alguém com espirito empreendedor, assumir riscos criando uma oportunidade de inovação e criatividade.
Funções e atividades executadas nas organizações
As organizações são divididas em três níveis: Institucional, Intermediário e operacional.
No nível institucional, é onde se toma as principais decisões sobre os rumos que a empresa deve tomar. Este nível se caracteriza pela presidência, diretoria e esta ligado diretamente ao ambiente externo para poder identificar como este ambiente reage ou age sobre a sua empresa.
No nível intermediário, é onde se traduzem as decisões tomadas no nível institucional. Aqui os gerentes transformam estas decisões em planos de ação para o nível operacional.
No nível operacional, é onde os supervisores gerenciam a execução das atividades e tarefas.
Em geral, as organizações possuem as funções de produção, marketing, finanças e recurso humanos.
Produção normalmente é a área responsável por proceder a transformação de matéria prima em produtos ou serviços que a organização pretende entregar para a sociedade.
exemplo: fabricação de carros, construção de prédios.....
Marketing envolve toas as atividades voltadas para o cliente, como por exemplo, pesquisa de mercado, distribuição , vendas, preço e desenvolvimento de produtos.
Finanças gere o dinheiro de forma a maximizar o retorno dos acionistas. Exemplo, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e orçamento.
Recursos humanos é a área que cuida do desenvolvimento das pessoas, identifica as necessidades, o perfil, faz o recrutamento e a seleção, etc....
Eficiência e eficácia organizacional
As instituições, através da administração , organizam suas funções e resolvem problemas fornecendo recurso eque serão, através da divisão do trabalho, processados e transformados para atingir os objetivos organizacionais. Desta forma, para que uma organização seja bem sucedida, e que seu desempenho seja considerado de excelência, é fundamental que ela seja eficiente e eficaz.
Para ser eficiente a administração deve gerir os recurso organizacionais de maneira econômica e produtiva obtendo um baixo grau de desperdício e reduzindo o níveo de custo.
Para ser eficaz a administração dever ter um alto grau de alcance dos objetivos organizacionais. deve ser capaz de gerar resultado e resolver problemas.
A administração tem como função garantir a eficiência e eficacia das instituições através do planejamento, organização direção, controle, processos decisórios e capacidade de resolução de problemas.
Eficiência-> ser produtivo e fazer mais com os mesmos recurso ou com menos.
Eficacia-> Alcançar resultados.


0 comentários :
Postar um comentário