Será que podemos comer alimentos com o prazo de validade vencido ?

O prazo de validade nasceu juntamente com o código de defesa do consumidor que foi publicado pela primeira vez no dia 25 de novembro de 1981. Podemos definir o prazo de validade como o tempo de duração dado a comidas, bebidas, remédios, tintas, eletrônicos e outros itens perecíveis antes de serem considerados inadequados para venda e consumo. A data de validade que vem impressa nos produtos, é definida pela industria através de testes de laboratórios. Esses testes custam caro, cerca de 30 mil reais e por esse motivo, muitas empresas apenas copiam a validade dos seus concorrentes.

 Mas será que tudo que passa desta data de validade, temos que jogar fora ?


Alguns alimentos nem possuem prazo definido, confira alguns na figura abaixo:



O prazo de validade existe para garantir a qualidade do produto. Porém, vários fatores influenciam na conservação dos mesmos, como por exemplo, a exposição à luz, temperatura, condições de transporte e manuseio do produto. Por isso o prazo de validade é bem conservador na definição das datas. O problema é que muita coisa é jogada fora sem estar estragada gerando um desperdício enorme de alimentos.

 Confira abaixo alguns dados sobre o prazo de validade:

- 40% da produção de comida é jogada fora sem estar necessariamente estragada.
- 91% dos consumidores jogam fora alimentos vencidos sem que eles estejam estragados.
- O mercado desperdiça R$ 900 milhões por ano em alimentos vencidos.
- R$ 950,00 é o que uma família americana desperdiça por ano com alimentos vencidos e que não estão estragados.Cerca de 20% do orçamento familiar.


 APÓS O VENCIMENTO, ALGUNS PERECÍVEIS FECHADOS NA EMBALAGEM PODEM SER CONSUMIDOS.CONFIRA ALGUNS ABAIXO:


Gostou do post? Ajude divulgar o blog! Abraço a todos!

 Fonte: Eat By Date, Departamento de agricultura dos Estados Unidos, Anvisa, IBGE, Universidade de Harvard(EUA), Opinium Research LLP e Associação Europeia de Cosméticos.

0 comentários :

Postar um comentário